Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Projetos Componentes Projeto Componente: Manejo de recursos naturais na agricultura orgânica. Planos de Ação Uso de resíduos de origem animal na produção orgânica de leite a pasto e árvores nativas. Atividades Impacto do uso de dejetos bovinos e aves na qualidade do solo e água em sistemas orgânicos de produção animal com base em pastagens.
Navegação
 

Impacto do uso de dejetos bovinos e aves na qualidade do solo e água em sistemas orgânicos de produção animal com base em pastagens.

O uso de dejetos de animais é comum na fertilização do solo, sendo a fonte mais comum de diversos nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas cultivadas em sistemas de produção orgânica. Entretanto, o uso indiscriminado pode causar impacto ambiental negativo, tal como a contaminação de fontes superficiais ou subterrâneas de água. Além disso, pode haver contaminação biológica do ambiente caso os dejetos não sejam adequadamente tratados. Para que se possa garantir uma utilização adequada e segura é necessário avaliar a capacidade de cada sistema de produção absorver os nutrientes provenientes dos dejetos. Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto do uso de dejetos de bovinos e aves sobre áreas de produção de plantas forrageiras. Serão feitos três experimentos com tal finalidade, dois em áreas da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e um em propriedade rural (Faz. Sula, Serra Negra-SP). Os dois primeiros experimentos (São Carlos-SP) visam avaliar a resposta produtiva de gramíneas do gênero Brachiaria e Panicum à aplicação de dejetos de bovinos em diferentes doses, e a capacidade de absorção de nutrientes provenientes dos dejetos. O terceiro experimento (Serra Negra-SP) visa avaliar o impacto ambiental do uso de dejetos de aves em área de pastejo rotacionado irrigado e em canavial, utilizados em um sistema de produção orgânica de leite. Em ambos os experimentos serão avaliadas as características químicas do solo e das fontes de água próximas às áreas experimentais, visando monitorar a migração de espécies químicas provenientes aplicação de dejetos. No segundo experimento também serão monitorados parâmetros referentes à qualidade das fontes de água.

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Ações do documento
« Julho 2014 »
Julho
SeTeQuQuSeSaDo
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031