Você está aqui: Página Inicial Objetivos

Objetivos

Objetivo Geral

  • Produzir o embasamento técnico-científico para o desenvolvimento do agronegócio aquícola em bases sustentáveis, tendo como objetos as espécies selecionadas, camarão marinho, tilápia, tambaqui e pintado no Brasil.


Objetivos Específicos

  • Estabelecer e consolidar um programa nacional de reprodução seletiva para espécies aquáticas no país e implementar estratégias para a disseminação destes indivíduos de alto desempenho a aqüicultores, integrando-se o uso destas linhagens melhoradas às boas práticas de manejo, embasadas na nutrição, biossegurança, preservação ambiental e produtos de valor agregado.


  • Desenvolver pesquisas inovadoras na área de nutrição de organismos aquáticos para a obtenção de produtos aqüícolas de qualidade, preço competitivo e ambientalmente seguro.


  • Identificar os entraves sanitários à produção aquícola e propor soluções para melhorar o desempenho da atividade.

Propor e validar estratégias com base nas Boas Práticas de Manejo (BPMs) para otimizar os índices sócio ambientais e econômicos da aqüicultura integrando as cinco áreas temáticas do projeto.

  • Estabelecer a qualidade e caracterização da matéria-prima, do ponto de vista sanitário, microbiológico e sensorial, Selecionar processamentos tecnológicos inovadores, enfatizando sempre o potencial de cada pescado para agregação de valor e elevar a gama de produtos de pescado no mercado, aumentar o ganho do produtor e desenvolvimento social e a redução de desperdícios.
  • Transferir as informações e tecnologias para o setor produtivo.


  • Através do projeto em rede, desenvolver novas competências para enfrentar o desafio do desenvolvimento sustentável da aqüicultura no Brasil.


Ações do documento