Você está aqui: Página Inicial
Você está aqui: Página Inicial

CLIMAPEST - Impactos das Mudanças Climáticas Globais sobre Problemas Fitossanitários

 

Período: 2009 a 2012

Líder: Raquel Ghini (Embrapa Meio Ambiente)

Vice-líder: Emília Hamada(Embrapa Meio Ambiente)

 

As mudanças climáticas causarão alterações no atual cenário fitossanitário da agricultura brasileira. Como o ambiente determina a ocorrência de doenças, pragas e plantas invasoras, alterações no clima causarão modificações na incidência e severidade desses problemas. Os impactos econômicos, sociais e ambientais podem ser positivos, negativos ou neutros, pois as mudanças climáticas podem diminuir, aumentar ou não ter efeito sobre os diferentes patossistemas ou pragas, em cada região. A análise das alternativas de adaptação é estratégica para a agricultura brasileira. Problemas fitossanitários com menor importância podem ser responsáveis por sérios prejuízos nos cenários futuros e será necessário o desenvolvimento de métodos de controle adequados à nova situação.  

Os microrganismos fitopatogênicos e as pragas estão entre os primeiros organismos a evidenciar os efeitos das mudanças climáticas devido às numerosas populações, facilidade de multiplicação e dispersão e o curto tempo entre gerações. Dessa forma, constituem um grupo de indicadores fundamental, que precisa ser avaliado quanto aos impactos das mudanças climáticas. Além disso, são um dos principais fatores responsáveis por reduções de produtividade e podem colocar em risco a sustentabilidade dos agroecossistemas. Considerando as ameaças que representam as mudanças climáticas à proteção de plantas, nos próximos anos, tornou-se necessário o estudo detalhado do assunto.

Diante dos efeitos das mudanças climáticas sobre os métodos de controle, novas estratégias deverão ser estudadas e, para tanto, a pesquisa deve estar preparada para enfrentar o novo problema que vai alterar o manejo das culturas. A obtenção de variedades resistentes, por exemplo, requer um maior tempo de desenvolvimento.

O projeto "Impactos das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários" - CLIMAPEST participou do Sistema Embrapa de Gestão da carteira de projetos de pesquisa do Macroprograma 1 - Grandes Desafios Nacionais e foi liderado pela Embrapa Meio Ambiente.

Esses projetos possuem como características a base científica elevada, transdisciplinaridade e multi-institucionalidade, abordando pesquisas de natureza básica, estratégica ou aplicada, para atender aos grandes desafios nacionais, que exijam para sua execução arranjos institucionais complexos ou grandes redes e aplicação intensiva de recursos.


 

Clique sobre a figura para acessar as informações dos Anais do "Workshop sobre mudanças climáticas e problemas fitossanitários":

Capa Anais Workshop 2012

 


Acesse a sinopse e o livro "Impactos das mudanças climáticas sobre doenças de importantes culturas no Brasil" nos links abaixo da figura:

capa_livro
 
      Sinopse do livro

 

 Acesso gratuito ao e-book  

 


Clique sobre a figura para acessar as informações da publicação do "Atlas digital dos cenários climáticos futuros projetados para o Brasil com base no Terceiro Relatório do IPCC (2001): variáveis de interesse agrícola":

 

figura-atlas