Você está aqui: Página Inicial Impactos do CO2 FACE
Você está aqui: Página Inicial Impactos do CO2 FACE

FACE

O experimento FACE (“Free Air Carbon Dioxide Enrichment”) foi instalado em área de 7ha de café Catuaí da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna, SP. Doze anéis de 10 m de diâmetro foram instalados, sendo seis anéis com a concentração atual de CO2 e seis anéis com a concentração prevista para o final do século (aproximadamente 550 ppm).

Duas cultivares de café (Catuaí e Obatã), com diferentes níveis de resistência a doenças foram cultivadas nos anéis. A instrumentação foi constituída por sistema para aquisição de dados ambientais em alta frequência e transmissão por rede sem fio.

Trata-se de primeiro FACE da América Latina e pela primeira vez no mundo envolvendo estudos sobre os impactos do aumento do CO2 sobre os problemas fitossanitários na cultura do café. O experimento com sofisticada instrumentação e alto custo envolve uma rede interdisciplinar e interinstitucional.

Cafe-area_com_md

 Início da implantação da cultura do café – área experimental do FACE em Jaguariúna – SP (Foto: Raquel Ghini – Embrapa Meio Ambiente)

   

 

Experimento_Face1

 Detalhe da parcela do experimento FACE em Jaguariúna – SP (Foto: Raquel Ghini – Embrapa Meio Ambiente)

 

Experimento_Face3

 Vista do experimento FACE em Jaguariúna – SP (Foto: Raquel Ghini – Embrapa Meio Ambiente)