Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial UPs - Unidades de Pesquisa UP Algodão

UP Algodão

Cristalina - GO

Veja a localização da UP: Algodao

 
Localizada na Fazenda Pamplona, em Cristalina– GO (16o10’16’’ S, 47o37’47’’ W). Área de plantio do algodoeiro nas safras 2011 e 2012, com ações coordenadas pela SLC Agrícola, Embrapa Algodão e Embrapa Instrumentação.
 
Algodao_colheita
 
 
Algodao_lavoura






Resumo: Esta unidade piloto (UP) está implantada na Fazenda Pamplona, em Cristaliana, SP com plantio de algodão em dois anos consecutivos e em manejo convencional. Serão realizadas avaliações de solo, nutricionais, de crescimento e espectrais durante o ciclo da cultura.  Para as avaliações serão realizadas leituras com os sensor para condutividade elétrica do solo (VERIS 3100), sensor para compactação do solo (penetroLOG PLG1020), sensores óticos ativos (Crop Circle e SPAD-502), sensores óticos passivos (Spectrorradiometer Apogee PS-200),  tomada de imagens aéreas, modelamento obtidos através de imagens de satélite, além de medições de nutrientes no tecido foliar e altura de planta. 
A variabilidade espaço temporal será mapeada para a elaboração de zonas homogêneas de manejo, permitindo a intervenção localizada através da aplicação de fertilizantes a taxas variáveis. Ao final de cada ciclo, será possível obter o mapa de produtividade da cultura, que possui o fundamental apoio da SLC Agrícola com a aquisição de máquinas especificamente para o projeto AP da Embrapa. Após a intervenção serão estimadas, novamente, a produtividade, estado nutricional e qualidade, utilizando os sensores que melhor se correlacionarem com as medidas tradicionais. Com base no mapa de zona de manejo da UP, deverá ser realizada a amostragem de produção, mapeamento da produção e verificação da correlação entre os mapas.
Esta atividade de pesquisa, está ligada ao Projeto Componente AP para culturas anuais.  O objetivo deste  PA e atividades que o compõem é implantar o uso de sensores, fotografia aérea, metodologias de tratamento de informação, sistemas inteligentes, SIG e outras estratégias que possibilitem otimizar o manejo sítio-específico de fatores de produção nas lavouras. 
 
Os resultados obtidos serão utilizados para divulgar entre produtores, técnicos e a comunidade científica os efeitos benéficos das ferramentas de AP por meio de publicações técnico-científicas, dias de campo e palestras.
 
 
 
UP_algodao_imagem aerea
Imagem aérea da UP algodão
 
Ações do documento