Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial UPs - Unidades de Pesquisa UP Pêssego

UP Pêssego

Morro Redondo – RS
Localizada em Morro Redondo-RS (latitude 31º35'18" sul e longitude 52º37'55" oeste), com altitude de 245 metros, e atividades sob responsabilidade da Embrapa Clima Temperado.
 

Veja a localização da UP Pessego

 
Pessego1
 
 
 
 
Esta unidade piloto (UP) foi implantada em uma pequena propriedade rural, com ações coordenadas pela Embrapa Clima Temperado-RS em parceria com a Universidade Federal de Pelotas-UFPel. O pomar possuí 1450 plantas, cultivar Esmeralda, com 4 anos de idade. Sua produtividade é considerada de média a alta, tendo apresentado, em pomares comerciais, produções equivalentes a 20 ton/ha, com boa estabilidade de produção.
 
 
 
Serão realizadas avaliações anuais de diferentes atributos, como: do solo (físico-hídricos e químicos), da planta (crescimento do ramo, crescimento do fruto, fenologia, produção), condutividade elétrica do solo, resistência a penetração, monitoramento do conteúdo de água armazenado no solo (com auxílio de tensiômetros e sonda de FDR), sensores óticos ativos (Crop Circle) e análises micrometeorológicas (temperatura do ar, umidade relativa do ar, precipitação e velocidade do vento. 
 
 
 
Serão construídos mapas dos padrões de comportamento da variabilidade espaço temporal dos atributos do solo, da planta e das variáveis micrometeorológicas para a determinação das zonas homogêneas de manejo.  Pessego_flor1
 
 
 
 
O uso dos mapas permitirá a identificação de subáreas para fins de tomada de decisão no manejo diferenciado de práticas agrícolas. O objetivo deste PC é associar os mapas de zonas homogêneas dos atributos do solo, da planta e das variáveis micrometeorológicas e propor um manejo diferenciado de práticas agrícolas baseado na estrutura de variabilidade espacial destes atributos em um pomar de pessegueiro, possibilitando a economia de fertilizantes, de água, de energia e aumento da produtividade do pessegueiro.
 
 
As atividades de pesquisa fazem parte do projeto AP para culturas perenes.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para saber mais sobre a UP: Agricultura de Precisão: um novo olhar

 

 
 

Imagens do local:

 
 
 
  Aspecto da área de estudo em Morro Redondo - RS
Ações do documento