Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial UPs - Unidades de Pesquisa UP Maçã

UP Maçã

Vacaria - RS

Unidade de Pesquisa localizada na fazenda da Várzea, propriedade da Agropecuária Schio, em Vacaria – RS em pomar de maçã variedade fuji (Talhão 18), com ações coordenadas localmente pela Embrapa Uva e Vinho.

 

 

Talhao18_maca1Esta unidade piloto (UP) está implantada na Fazenda da Varzea, em Vacaria, RS com pomar de maçã variedade Fuji, de 23 anos, com 11,35 hectares. Serão realizadas avaliações anuais, espacializadas, de diferentes atributos: produtividade e qualidade da dos frutos, condições de fertilidade do solo, leituras com os sensores para condutividade elétrica do solo, além da tomada de imagens por satélite e descrição topográfica da área experimental. A variabilidade espaço temporal será mapeada para a elaboração de zonas homogêneas de manejo, permitindo a intervenção localizada segundo a melhor tomada de decisão do responsável. Após a intervenção serão estimadas, novamente, a produtividade e qualidade, utilizando os sensores que melhor se correlacionarem com as medidas tradicionais. Com base no mapa de zona de manejo da UP, deverá ser realizada a amostragem de produção, mapeamento da produção e verificação da correlação entre os mapas.

 

Esta atividade de pesquisa está ligada ao Plano de Ação “caracterização espectral e orbital da videira, da macieira e do ambiente associado nas regiões produtoras brasileiras (Serra Gaúcha, Região da Campanha, Serra do Sudeste no RS, Planalto Catarinense, Submédio do Vale do São Francisco em PE, e regiões de SP, MG e ES) visando a variabilidade espaço-temporal para estudos de agricultura de precisão” (AP para culturas perenes) o qual visa desenvolver práticas de agricultura de precisão em fruticultura -  maçã, tendo em vista a incipiente utilização desses procedimentos na pesquisa e no manejo comercial das mesmas. 

 

Para isso, serão constituídas áreas, submetidas a diferentes níveis de intensificação, será mapeada a variabilidade, de forma a subsidiar as intervenções em zonas de manejo específicas. Os enfoques abrangerão aspectos da nutrição de plantas forrageiras, controle de plantas daninhas, características físicas e biológicas dos solos em sistemas de interação lavoura-pecuária, entre outros, gerando informação para distintos sistemas de produção. Haverá atividades de aquisição de dados como a imagem aérea, condutividade elétrica e topografia da área, de forma a aperfeiçoar as práticas de amostragem nas zonas de manejo. Sempre que possível essa atividade também contará com a colaboração de empresas do setor de desenvolvimento de máquinas agrícolas e sensores.

 

Talhao18_maca2

 O objetivo é implementar o uso de sensores, fotografia aérea, metodologias de tratamento de informação, sistemas inteligentes, SIG e outras estratégias que possibilitem otimizar o manejo sítio-específico de fatores de produção nas lavouras. Os resultados obtidos serão utilizados para divulgar entre produtores, extensionistas, técnicos e indústria de fertilizantes os efeitos benéficos das ferramentas de AP por meio de publicações técnico-científicas, dias de campo e palestras.

 
 
 
 
Para saber mais sobre a UP: Agricultura de Precisão: um novo olhar

 

Parceria: SCHIO

 

Assista: http://www.youtube.com/watch?v=Y12a5BEUDTE&context=C4187eeeADvjVQa1PpcFOlNYER9cIqIt_58FAptmNy5XmowW35TSY=

 

 
 
 
 
CE_maca
Mapas de condutividade elétrica do solo da área de estudo.
Ações do documento